Como escolher uma imagem de marca

Por Dr. Wander Barbosa em

No momento de decidir as cores, a tipografia ou o logótipo que vão caracterizar uma empresa existem alguns pontos-chave para ajudar a encontrar o estilo mais adequado a cada caso.

Imagem

O significado de determinado desenho pode variar segundo a pessoa que o analisar ou interpretar. No entanto, a imagem que vai constituir a marca de uma empresa não pode ser deixada ao acaso e convém estudar previamente o que se pretende transmitir e opúblico-alvo a que se dirige. As cores, por exemplo, são um aspeto muito importante que vai ajudar a identificar a empresa e, por isso, vale a pena analisar o sentimento ou a ideia que cada uma vai transmitir.
Embora se trate de uma área muito subjetiva, a maioria dos especialistas concordam no que respeita a determinadas características que definem uma cor. Por exemplo, o azul pode estar associado com a transparência e a segurança, bem como com a tecnologia; o vermelho costuma estar relacionado com o amor, a paixão ou com o calor. Da mesma forma, o amarelo costuma ser utilizado para chamar à atenção e o verde tende a representar conceitos como a vida, a liberdade ou a natureza.
Ainda que este tipo de observações esteja sempre sujeito, como referido, a interpretações subjetivas, estas podem ser tidas em conta para definir o tipo de imagem que se pretende projetar para a marca da empresa. Também convém dar importância àutilização que lhes dão grandes empresas muito conhecidas, já que a escolha de uma determinada gama cromática pode fazer com que uma PME se associe aos conceitos que essas empresas transmitem.
No desenho de logótipos, a tendência atual é que estes possuam formas limpas, sem grandes artifícios. Este aspeto deve também ser levado em conta para a escolha de detalhes, como a tipografia (ou seja, o tipo de letra associado ao logótipo ou marca).
O tipo de empresa é fundamental para decidir este tipo de parâmetros. Por exemplo, empresas relacionadas com arte, design ou lojas gourmet tendem a utilizar o preto como símbolo da elegância.

Categorias: Sem categoria

Dr. Wander Barbosa

Wander Barbosa, CEO do escritório Wander Barbosa Sociedade de Advocacia. Master Of Law Direito Empresarial. Pós Graduado em Direito Civil e Processo Civil. Pós Graduado em Direito Penal. Especializado em Recuperação Judicial e Falências pela Escola Paulista da Magistratura.

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder
Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá, sou Wander Barbosa.

Espero que o conteúdo do nosso site seja útil e adequado à sua realidade.

Não achou resposta para sua dúvida no site?

Envie-a pelo Whatsapp para que eu e minha equipe possamos entender melhor seu caso.

Será um prazer lhe atender!
Nossa política de governança de dados poderá ser acessada em https://www.wrbarbosa.com.br/wp/contato/privacidade/