Como ser um líder melhor em 2016
Uma pesquisa divulgada na revista Harvard Business Review que analisou o comportamento dos melhores chefes do mundoapontou práticas comuns que tornam um líder mais bem-sucedido. Se você quer ser um líder melhor em 2016, por que não aproveitar a virada do ano para tentar adotá-las?
1. Seja consistente
Quem poderia ser feliz com um chefe que fala uma coisa em um dia e outra completamente contraditória em outro? É difícil se sentir motivado quando o ambiente está sempre mudando de forma imprevisível e você nunca sabe o que esperar. Para evitar que os seus colaboradores sintam isso, seja consistente em seu estilo de gestão, visão, expectativas e feedback. No entanto, não deixe de ter a mente aberta para possíveis mudanças quando elas forem necessárias.
2. Gerencie as pessoas individualmente
Quando você está sob pressão, é fácil esquecer que os funcionários são indivíduos únicos, com diferentes interesses, habilidades, objetivos e estilos de aprendizagem. No entanto, é importante lembrar-se disso para personalizar as suas interações com eles e gerenciá-los de maneira individual. Dessa forma, você poderá acompanhar o desenvolvimento e as necessidades de cada um e saber quais são as suas ambições, talentos e oportunidades de crescimento.
3. Não se esqueça de escutar
Os melhores líderes gastam uma grande quantidade de tempo para escutar os outros. Os funcionários tendem a ser mais felizes quando têm a liberdade para contribuir com ideias novas e tomarem iniciativas inovadoras. Por que não testar isso em sua empresa? Reserve uma oportunidade para que a sua equipe possa debater sobre problemas e desafios existentes na companhia.
4. Engaje os funcionários
Incentivos, bônus e aumentos podem contribuir para a motivação de um colaborador, mas, nem sempre são suficientes. É necessário conseguir inspirar seu time com ações de engajamento e estabelecer metas desafiadoras para que os integrantes se sintam confiantes. Transmita ao grupo o que você acredita que ele é capaz de realizar.
0 comentários